terça-feira, 1 de novembro de 2011

1 de Novembro - Juri simulado

   Hoje o dia foi maravilhos,houve na sala de aula um Juri simulado com o caso de uma garota de 7 anos de idade. A professora pediu que analizássemos o caso.
   O Paulino defendeu  Piaget e a Marta a de Vygotsky.Eles falaram sobre suas teorias entre outras coisas,a Jane relatou o que houve com um resumo excelente.Eu com minha equipe e os demais do Juri,saímos e decidimos em quem votar,por unanimidade votamos em Vygoytsky pois o caso era a teoria dele que explicava com maior clareza.Diferente de Piaget ele acreditava que com o emocional abalado, a criança não passa por suas fases com êxito.
    Aprendi muito com essa aula e finalmente pude entender a teoria de Piaget.

EXPANSÃO DOS HORIZONTES MENTAIS

Como Piaget, Vygotsky não formulou uma teoria pedagógica, embora o pensamento do psicólogo bielo-russo, com sua ênfase no aprendizado, ressalte a importância da instituição escolar na formação do conhecimento. 
Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente.
Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, "puxando" dela um novo conhecimento. "Ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno e ir além de sua capacidade é inútil", diz Teresa Rego.
O psicólogo considerava ainda que todo o aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança. Assim, por exemplo, com o domínio da escrita, o aluno adquire também capacidades de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico. 

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